Astronomia das ondas gravitacionais | Convite à Física

16/06/2021 - 18:00

Astronomia das ondas gravitacionais | Convite à Física

Palestrante: Prof. Riccardo Sturani (UFRN)

Data e Local: 16/06, 4ª feira, 18h. Via ZOOM e YouTube. Reunião 960-5163-0807.

Resumo

Depois a primeira histórica detecção direta de ondas gravitacionais, no Setembro 2015, emitida pela colisão e de um par de buracos negros, observamos até hoje mais que 50 ulteriores fusões de buracos negros e estrelas de nêutrons graça aos observatórios LIGO nos EUA e Virgo na Itália. Essas conquistas permitiram a abertura de um novo e excitante capítulo na astronomia e na astrofísica e ao mesmo tempo abriram uma nova janela de observação do universo sob a forma de ondas gravitacionais. Projetos futuros visam melhorar os detectores LIGO existente e a extensão da rede global de detectores para incluir o Japonês KAGRA, o Indiano Indigo, um novo detector na Europa que entrará em serviço na próxima década e até um novo detector a ser lançado no espaço! O novo campo da astronomia de ondas gravitacionais parece ter um futuro brilhante pela frente.

Sobre o evento

O Convite à Física é uma série de colóquios semanais, abertos ao público geral e especialmente dedicados a todos os estudantes ingressantes da USP.

16/06/2021 - 20:00