Efeito Hawking e o NÃO problema da perda de informação em buracos negros | Convite à Física

12/05/2021 - 18:00

Efeito Hawking e o NÃO problema da perda de informação em buracos negros | Convite à Física

Palestrante: Prof. George Matsas (Unesp)

Data e Local: 12/05, 4ª feira, 18h. Via ZOOM e YouTube. Reunião 960 - 5163 - 0807.

Resumo

Revelados em meio à 1º guerra mundial, ninguém os compreendeu. Entendido como se formariam às vésperas da 2º guerra mundial, ninguém os aceitou. Desprezados e esquecidos até o auge da guerra fria, tudo mudou a partir de 1964 quando passaram de problema a solução, mas não por muito tempo. Com a queda do muro de Berlim, o mundo se tornou mais seguro, mas não para os buracos negros que passaram a ser acusados injustamente de violarem os cânones da mecânica quântica. Neste seminário básico, a nível de graduação, revisitaremos os princípios de mecânica quântica e relatividade que nos permitirão discutir a evaporação de buracos negros pela emissão de radiação Hawking e explicar porque a perda de informação em buracos negros nada tem nada de paradoxal. A física já tem desafios reais suficientes para nos preocuparmos com problemas imaginários.

Sobre o evento

O Convite à Física é uma série de colóquios semanais, abertos ao público geral e especialmente dedicados a todos os estudantes ingressantes da USP.

12/05/2021 - 20:00