Dosimetria das Radiações | Física para Todos

02/07/2022 - 10:30
Dosimetria das Radiações
Física para Todos com a Profª Susana Lalic (UFS)
02.07, sábado, 10h30. [Presencial] Anfiteatro Nina Rodrigues | Instituto Oscar Freire, 1º andar. Av. Dr. Arnaldo, 455 - São Paulo (próximo ao Metrô Clínicas, Linha Verde).
[Online] transmissão ao vivo pelo canal do IF: veja abaixo ou acesse AQUI

A dosimetria é uma parte da física nuclear que estuda os valores que caracterizam a ação da radiação ionizante sobre as substâncias e os métodos e dispositivos para sua medição. Os elementos radioativos existem no espaço sideral desde a origem do universo. Vários deles fizeram parte da formação do nosso planeta Terra e estão aqui até hoje. Entretanto, a necessidade de medir doses de radiação ionizante surgiu a partir da descoberta da radioatividade, em 1896. Inicialmente, o desenvolvimento da dosimetria foi determinado pela necessidade de se considerar a ação dos raios X em humanos, evoluindo para uma variedade de tipos diferentes de radiações e suas aplicações, bem como uma complexidade materiais a ela sujeitos. A medição da radiação ionizante requer uma compreensão completa da interação da radiação e da matéria, e uma compreensão dos mecanismos dos vários sistemas de medição disponíveis. O conhecimento acerca de radiação passa por uma abordagem de algumas noções fundamentais sobre ciência. Nesse seminário faremos uma revisão de alguns conceitos básicos para seremos capazes de estabelecer uma conversa esclarecedora sobre os níveis, efeitos e riscos da exposição à radiação, que são a base da dosimetria de radiação ionizante.

*O Física para Todos emite certificado com carga de 2 horas de Atividade Acadêmica Complementar (AAC).

02/07/2022 - 12:00