Instituto de Física da USP acolhe cerimônia

Docentes, familiares e estudantes reuniram-se no dia 03 de maio, pelas 15h, no Auditório Abraão de Moraes, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), na cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas de 2013 – OBFEP.
A OBFEP, evento que tem como coordenador estadual de São Paulo, o Prof. Dr. Euclydes Marega Junior, do próprio Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), que pertence simultaneamente à Coordenação Nacional, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física – SBF e tem como objetivo valorizar a escola pública, assim como a melhoria do ensino, o estudo e o interesse do aluno pela ciência, propiciando ao estudante que participe do evento o interesse pela área científica, em geral e pela Física, em particular. Além disto, a OBFEP insere-se no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.

Assim, a Olimpíada, que tem como público-alvo os alunos e professores de todas as escolas públicas do país, visa o uso das ciências para compreensão de sua realidade, nomeadamente com a realização de atividades que estimulam sua criatividade. Outro objetivo do evento é contribuir para a qualidade de ensino em ciências na educação básica, promovendo maior inclusão social por meio da difusão da ciência, ampliando o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais, ampliando as colaborações entre universidades, sociedades científicas e escolas públicas, fomentando a integração entre escola e comunidade.
Nesta última edição da Olimpíada, integraram a mesa de honra, o Diretor do Instituto de Física da USP, Adalberto Fazzio, o Coordenador da OBFEP, José David Viana, e o Presidente da Sociedade Brasileira de Física, Ricardo Galvão, além do Prof. Dr. Euclydes Marega Junior que apresentou o evento.

Para conferir a lista dos alunos, docentes e das escolas vencedoras, clique AQUI
Inscrições OBFEP 2014

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas de 2014 já estão abertas e estendem-se até o dia 17 de maio.
No dia 12 de agosto, decorrerá a prova da 1ª fase da premiação, e os gabaritos serão divulgados até o dia 18 do mesmo mês.
Já a 2ª fase está agendada para o dia 21 de outubro, enquanto em fevereiro de 2015 a organização da Olimpíada divulgará os resultados finais da premiação.
No dia 30 de outubro deste ano, encerra-se o período para a postagem da arte para o concurso de ilustração da OBFEP, cujo resultado será divulgado até o dia 31 de janeiro de 2015. Clique AQUI para conferir o calendário completo desta edição.
Para acessar todas as informações sobre a OBFEP 2014, clique AQUI