Criticidade e argumentação na educação em ciências: um caminho possível na sala de aula

23/04/2024 - 16:00
Seminários Gerais de Ensino de Ciências com a Profª Márcia Gorette Lima da Silva (UFRN)
23/04, 3ª feira, 16h. Online pelo
Zoom. Reunião 834 1440 6468 | senha: 645091

A palestra abordará a relação entre a argumentação e a criticidade no contexto da educação em ciências. A partir de reflexões teóricas apresentaremos algumas atividades apoiadas na noção de pensamento crítico e na teoria da atividade e das ações mentais. Discutiremos a dimensão que considera a ação como parte de uma disposição para a transformação social, reconhecendo que, do ponto de vista educativo nem sempre é possível, mas ao compreender a realidade em toda sua complexidade social e científica, o próprio indivíduo se transforma. Por fim, apresentaremos um construto teórico-metodológico para acompanhar o desenvolvimento das dimensões do pensamento crítico.

Sobre a palestrante: Licenciada em Química e Doutora em Educação. Atuou por 10 anos na educação básica. Professora titular da UFRN  vinculada ao Instituto de Química e coordenadora da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Durante os anos de ampliação e reestruturação das IES, participou da implementação e coordenação de projetos como PIBID, Programa de Licenciaturas Internacionais e Comissão Pedagógica das Bolsas do REUNI. Coordenou alguns projetos de pesquisa com financiamento do CNPq, é pesquisadora 1D do CNPq e lidera o grupo de Pesquisa ArgEC. Participou das diretorias da ABRAPEC e, atualmente, compõe o coletivo editorial da RBPEC.
23/04/2024 - 17:00