Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

On the Einstein Podolsky Rosen Paradox (*evento estudantil)

Data do Evento:
07/07/2022 - 17:00
On the Einstein Podolsky Rosen Paradox
Apresentação do Clube do Jornal da Física
Felipe Barretto
 (aluno de graduação, IFUSP)
07/07, 5ª feira, 17h. Ed. Principal, sala 2015.

A mecânica quântica é esquisita. Em particular, o postulado da mediçao não apenas prevê uma teoria fundamentalmente probabilística do mundo, como se considerarmos o fenômeno de entrelaçamento, também parece prever sinais mais rápidos que a luz. Historicamente, a ideia principal para amenizar estes fatores foi sugerir que a mecânica quântica poderia ser "completada" com variáveis extras desconhecidas por nós ao descrever o estado de um sistema.
O clássico artigo do Bell de 1964 impõe condições estranhíssimas para qualquer teoria deste tipo que de fato replique a mecânica quântica. É isto que veremos nesta palestra.

Notas: para acompanhar bem a palestra, é recomendado que o aluno tenha tido um contato mínimo com o formalismo de mecânica quântica. Nada mais que isto é necessário.

Data de Término:
07/07/2022 - 18:00